Festival de Cinema no Rio de Janeira completa 25 anos! - Folha Santa Marta

Breaking

Folha Santa Marta

folhasantamarta.blogspot.com

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Festival de Cinema no Rio de Janeira completa 25 anos!

 Com objetivo de celebrar a arte cinematográfica, o Festival do Rio de Janeiro tem sua 25° edição em 2023 e apresenta mais de 200 filmes nacionais e internacionais para os visitantes, durante os dias 05 e 15 de outubro. Para começar o Festival de uma maneira diferente dos anos anteriores, a primeira metragem a ser apresentada é a animação "Atiraram no pianista", dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal, que estará presente na exibição de seu projeto.

Javier Errando Mariscal é um desenhista industrial espanhol. Desde 1970 vive e trabalha em Barcelona. Sua linguagem é sintética, de poucos traços e muita expressividade. Depois de seu gesto ingênuo sempre há uma intenção provocadora, que conecta com as pessoas, comunica e transmite.

Além de "Atiraram no pianista", o Festival do Rio vai exibir, em primeira mão, filmes que foram premiados em festivais recentes ou que chamaram a atenção em diversas mostras. O mais renomado entre eles é "Pobres Criaturas", integrante da mostra Panorama Mundial, que venceu o Leão de Ouro do Festival de Veneza de 2023 e que pode ser bastante lembrado na temporada de premiações.

Outro filme da Panorama Mundial é "Perfect Days", drama japonês dirigido pelo alemão Wim Wenders, do vencedor da Palma de Ouro "Paris, Texas" e do cult "Asas do Desejo". O filme, que deu o prêmio de Melhor Ator no Festiva de Cannes em 2023 para Kōji Yakusho, mostra a história de um limpador de banheiros, que passa a refletir sobre sua vida após uma série de acontecimentos. 

Entre as produções brasileiras, vale ficar de olho nas cinebiografias que serão exibidas fora da competição oficial. Entre elas, se destacam "Mussum - O filmis" e "Meu nome é Gal".

"Meu nome é Gal" conta a vida e parte da trajetória da cantora Gal Costa, que morreu este ano. Sophie Charlotte interpreta a protagonista e tem chamado a atenção por seu trabalho, principalmente nos números musicais.

Por Esther Steffen, Erik Rosa, Luisa Battezini, Mariana Flores, Mariana Cavalcante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário