As Olimpíadas de Paris 2024 chegaram ao seu final neste domingo do dia 11/08, para entender tudo o que ocorreu na França (histórias,conquistas,polêmicas...) basta acompanhar a notícia a seguir.
Começando pelo Brasil, que terminou as Olimpíadas com o total de 20 medalhas, sendo 10 de bronze, 7 de prata e 3 ouros.
O nosso país ficou em terceiro lugar nas seguintes modalidades: Boxe com Bia Ferreira; Ginástica artística em equipes; Judô em equipes e com a judoca Larissa Pimenta; Skate Street com Rayssa Leal e Park com Augusto Akio; Surfe com Gabriel Medina; Alison dos Santos nos 400m com barreiras; e Taekwondo com Edival Pontes.
Houveram muitas polêmicas nas redes sociais devido a notas duvidosas a alguns desses, como os casos de Bia Ferreira que perdeu na decisão dividida dos juízes, onde 4 viram vitória da irlandesa Kellie Harrington e apenas 1 votou na brasileira, além do caso do surfista Gabriel Medina que perdeu pois não haviam mais ondas no mar.
As pratas do Brasil se deram por Caio Bonfim na Marcha Atlética, Rebeca Andrade no Salto e no Individual Geral da Ginástica Artística, Willian Lima no Judô, e a gaúcha/americana Tatiana Weston-Webb no Surfe, o Futebol Feminino e Isaquias Queiroz na canoagem.
É interessante de se falar sobre a polêmica entrevista de Caio Bonfim após a conquista, apesar de muito emocionado, o atleta que está na sua quarta olimpíada não deixou de ressaltar a falta de visibilidade de outros esportes no nosso país e o sofrimento que sofreu por ser um atleta de uma modalidade pouco conhecida como a marcha atlética.
O primeiro ouro brasileiro em 2024 veio com Beatriz Souza no Judô +78 kg, apesar de ser a quinta no rank mundial Bia não era cotada como favorita mas mesmo assim a judoca de 26 anos superou todas as dificuldades e estreou nas olimpíadas ganhando o tão sonhado ouro para o Brasil, é interessante também citar a entrevista de Beatriz logo após a conquista que cita em uma videochamada com os pais que a medalha seria em homenagem à avó dela que havia falecido recentemente. O segundo ouro veio com Rebeca Andrade no Solo da Ginástica Artística, enfrentando Simone Biles considerada por alguns como a maior da história da modalidade, Rebeca conseguiu a superar no solo e ficou mais acima em um pódio formado por ela e mais duas americanas. A ginasta de 25 anos se manteve no pódio em quase todas as categorias da Ginástica Artística exceto na trave, o que gerou muita revolta devido a um possível envolvimento entre uma das juízas e a atleta chinesa Yaqin Zhou. Com o bronze, as duas prata e o ouro em Paris, Rebeca Andrade se tornou a atleta com mais medalhas olímpicas da história brasileira na competição, ultrapassando Torben Grael e Robert Scheidt, o último ouro do Brasil veio com Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia contra a dupla canadense Wilkerson e Humana-Paredes após vencer o Tie Break.
Os jogos acabaram domingo (11/08) com as finais do basquete feminino que sacramentou a vitória estadunidense no quadro de medalhas já que na última bola os EUA viraram.
Dos esportes que o Brasil não teve envolvimento nas finais, o basquete é o que mais se destaca já que o time americano considerado por alguns o melhor da história se classificou heroicamente diante da seleção sérvia do três vezes MVP da NBA Nikola Jokic. O “Dream Team” como é chamado, enfrentou a dona de casa seleção Francesa do atual ROY e segundo na lista do DPOY da NBA Victor Wembanyama, o jogo terminou com a vitória da seleção estadunidense por 10 pontos e um show de Stephen Curry e mais uma medalha de ouro para os EUA.
As próximas Olimpíadas são as de Los Angeles 2028 e o Brasil promete vir mais forte do que nunca devido a crescente de medalhas apresentadas nas últimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário