“O aumento dos custos de produção do chocolate é o principal motivo da elevação dos preços nos últimos anos”, afirma Guilherme Moreira, coordenador do IPC-Fipe. Segundo ele, a oferta global limitada impulsionou o preço do insumo, pressionando toda a cadeia de produção.
Um levantamento preliminar feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) indica que os ovos de chocolate estão 9,52% mais caros neste ano. A alta é menor do que a registrada em 2024, quando esses produtos tiveram avanço de 10,33% nos preços às vésperas da Páscoa. Com a elevação registrada neste ano de 2025, a alta acumulada dos ovos de Páscoa nos últimos três anos chegou a 43%
A data preferida dos chocólatras está chegando, mas a Páscoa de 2025 promete ser ‘menos doce’ do que as outras. Isso porque o preço do cacau no mercado internacional aumentou 160% em 2024, com isso, os ovos de páscoa ficarão 9,52% mais caros neste ano, segundo o levantamento realizado no final de março pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe)
O cacau foi a commodity agrícola que mais valorizou em 2024, chegando a quase US$ 12 mil a tonelada na bolsa de Nova York, segundo o Valor Data. O aumento se deve especialmente a eventos climáticos, como o excesso de chuvas, seguido por uma seca, que destruíram a produção na Costa do Marfim e em Gana, dois dos principais produtores do fruto, que juntos respondem por 60% da produção mundial.
jornalistas : Vitória Gomes e Mariana Rodriguez
Nenhum comentário:
Postar um comentário