Com o sucesso de "Ainda Estou Aqui" internacionalmente, o interesse pelo cinema nacional passou a ser mais procurado por jovens de todo o Brasil. Como sabemos, as nossas obras audiovisuais são ricas em cultura e tramas que predeem o público do início ao fim. A exploração de gêneros e temas abordados mostram como o cinema brasileiro pode ser flexível, indo de narrativas mais leves, como comédias, para biografias ou até mesmo ficções.
Com base nisso, a equipe do Folha Santa Marta fez uma coletânea de filmes que consideramos grandes marcos no cinema brasileiro.
Confira o trailer de "Ainda Estou Aqui"
Disponível no GloboPlay.
O Homem Que Copiava
Dirigido e escrito por Jorge Furtado "" O Homem Que Copiava" (2003) conta a história de André, um jovem humilde de 20 anos que trabalha na fotocopiadora da papelaria Gomide em Porto Alegre. Todos os dias o garoto saia do pequeno apartamento que dividia com sua mãe para o trabalho, e do trabalho para a casa, repetindo sempre o mesmo ciclo tedioso. O ápice de seu dia era bisbilhotar sua vizinha, Sílvia, pela janela de seu quarto. Apaixonado, André decidi fazer um plano para impressionar sua amada, não esperando que isso mudaria o rumo da sua vida para sempre.Disponível no GloboPlay e no Youtube.
Reflexões de Um Liquidificador
Dirigido e escrito por André Klotzel e José Antonio Souza, o filme de humor acido "Reflexões de um Liquidificador" (2010) mostra a vida de Elvira, uma dona de casa que passa por um momento difícil após o desaparecimento de seu marido, Onofre. Devido a solidão, dona Elvira acha conforto em conversar com seu liquidificador (dublado por Selton Melo) que ganhou vida depois de um conserto.
Disponível completo no Youtube.
O Auto da Compadecida
Baseado no livro de mesmo nome do autor Ariano Suassuna, o filme "O Auto da Compadecida" (2000) dirigido por Guel Arraes, mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, até mesmo o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. O filme conta com grandes nomes do cinema brasileiro, como Fernanda Montenegro, que interpreta a Virgem Maria. Uma sequencia do clássico lançado em dezembro de 2024, foi um sucesso de bilheteria.
Disponível no GloboPlay e no Youtube.
Escrito por: Ananda Loureiro, Anna Helena Almeida, Júlia Pereira, Leonardo Pontin e Roberta Aoleon.

Nenhum comentário:
Postar um comentário